Eventos

“O Futuro começa AGORA!”

Data: Jun, 02 2017 (10.00-17:30h)Local: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis
Partilhe:

A EAPN Portugal considera que a educação constitui a base para assegurar a cada cidadão/ã a participação plena na sociedade e uma efetiva igualdade de oportunidades. Porque consideramos que a Escola é um poderoso meio de integração social, sobretudo quando os valores de democracia, igualdade, justiça e cidadania estão presentes. Neste sentido, consideramos fundamental o desenvolvimento de um trabalho sistematizado, organizado e contínuo de promoção dos valores de justiça social, igualdade e solidariedade na comunidade escolar. É necessário que a escola seja um espaço de referência ao nível do conhecimento e dos valores nele propagados, sendo este ao mesmo tempo um dos maiores desafios da sociedade.

A escola deve promover junto dos mais novos uma atenção particular para as questões acima referidas, para o outro e para o exercício da cidadania. Pretende-se assim que os/as jovens sejam preparados/as para agirem adequadamente enquanto cidadãos/ãs, que desenvolvam capacidades de participação responsável ao nível da sociedade, reconheçam a importância do outro e sejam capazes de promover situações de igualdade e contribuir para a coesão social. O papel da escola no percurso de vida destes jovens é fundamental para o seu futuro e são por vezes iniciativas como esta que conseguem captar os jovens para a aprendizagem que, na maior parte das vezes, se encontra desfasada dos seus interesses e aspirações. Pretende-se que esta iniciativa ocorra anualmente a partir deste ano.

Tendo presente estas premissas e a experiência da EAPN Portugal ao nível do trabalho com as escolas, pretende-se promover uma Iniciativa que conte com a participação ativa de jovens em idade escolar, a frequentar o ensino secundário, utilizando instrumentos que são apelativos para o universo juvenil. A Iniciativa tem como mote: “O Futuro começa AGORA!” e tem como objetivo promover junto dos jovens a reflexão sobre o futuro e sobre o seu lugar no mundo, e como as suas atitudes e comportamentos podem influenciar as suas vidas.

O evento terá lugar no dia 02 de junho (10h às 17h30), no Museu Soares dos Reis (Porto) com a participação de vários agrupamentos escolares do país e também de instituições que trabalham com esta população, sendo o culminar de um trabalho prévio realizado pelos jovens com o apoio dos professores ou monitores. O encontro do dia 2 de junho dará a conhecer diferentes tipos de performances criativas realizadas pelos jovens tendo por base o lema: ”O futuro começa Agora!”.

Anexos