Campanhas  •  Europeias

Campanha das Eleições Europeias para o Parlamento Europeu - #EUPovertyFree

Data: Fev, 12 2019
Partilhe:

A EAPN tem apelado em diferentes momentos e em diferentes documentos por um maior compromisso político com as questões sociais que visem um combate à pobreza eficaz.  Neste sentido a EAPN apela aos diferentes candidatos às próximas eleições europeias para integrarem nos seus programas eleitorais o compromisso de tornar a “União Europeia livre de Pobreza” (#EUPovertyFree).

Precisamos de uma mudança de paradigma da austeridade para o investimento social em sistemas de proteção social fortes e empregos e serviços de qualidade, particularmente serviços públicos.

Os sistemas de proteção social são o alicerce de nossas sociedades. Todos os países europeus devem ter sistemas de proteção social fortes, incluindo esquemas de Rendimento Mínimo dignos para garantir um rendimento adequada para uma vida digna.

Sabemos que a mudança é possível, a nível local, nacional e europeu. Congratulamo-nos com importantes compromissos políticos para combater a pobreza e a desigualdade, através dos objetivos da Estratégia Europa 2020, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, embora estes não sejam suficientemente visíveis a nível nacional e local ou tenham (ainda) um impacto real.

Principais objetivos da Campanha:

1. Sensibilizar sobre a importância da luta contra a pobreza e o que a EAPN pretende para a Europa
2. Construir um compromisso/envolvimento a longo prazo na luta contra a pobreza, uma vez eleitos os candidatos
3. Sensibilizar sobre a importância de uma Europa Social

Objetivos secundários:
1. Reforçar a posição e a imagem da EAPN
2. Fazer com que os candidatos anunciem/divulguem/demonstrem publicamente o seu apoio em favor de uma Europa Social e da luta contra a pobreza
3. Trabalhar em rede/coligações para enquadrar o debate e um enfoque em valores como a justiça, a solidariedade, a igualdade e inclusão.

Apelamos às instituições europeias para que seja assegurado um espaço significativo para a participação da sociedade civil e das pessoas que vivem em situação de pobreza.

Mensagens chave da Campanha:

1. Políticas macroeconómicas para promover os direitos humanos, combater a desigualdade e a pobreza e garantir o bem-estar.
 
2. Uma Europa com sistemas de proteção social que garantam uma vida digna para todos.

3. Ação concreta: não precisamos de compromissos, precisamos de ações e impacto real.

4. Democracia e Participação: Nós somos a Europa.


Junte-se a esta Campanha! Votamos por uma Europa Livre de Pobreza, com políticas macroeconómicas que reduzem a pobreza de combatem as desigualdades, com sistemas de proteção social fortes. Uma Europa livre de Pobreza, verdadeiramente democrática, onde as políticas adequadas e certas são colocadas em prática!

Construir uma Europa Livre de Pobreza é uma escolha política que reconhece os direitos dos cidadãos, garante o acesso aos seus direitos e reflete a solidariedade sentida pelos cidadãos europeus. Visite o website da Campanha em: www.EUPovertyFree.eu

#EUPovertyFree #NoMorePoor


[mais informações nos ficheiros em anexo]


Link

www.EUPovertyFree.eu

Anexos