Media  •  Press releases - Nacionais

EAPN Portugal congratula-se com a aprovação do Plano de Ação 2017-2018 da Estratégia Nacional para a Integração da População em Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA)

Data: Nov, 28 2017
Partilhe:

A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza congratula-se com a aprovação hoje em Comissão Interministerial do Plano de Ação 2017-2018 da ENIPSSA. Este Plano integra um pacote de medidas que passam pelo conhecimento e monitorização do fenómeno da população em situação de sem abrigo, dos quais destacamos a definição de um conjunto de indicadores de risco, o alargamento da rede nacional de NPISAS, e a realização de ações de sensibilização e de combate à discriminação.

 

O Plano pretende também melhorar a eficiência e a eficácia da intervenção no fenómeno através da criação de um modelo de intervenção e acompanhamento integrado, formação especializada e contínua para os interventores sociais, melhoria da qualidade das respostas sociais existentes e o envolvimento ativo das próprias pessoas em situação de sem abrigo no âmbito de uma avaliação participada da intervenção que é realizada.

 

Outro aspecto importante deste Plano de Ação prende-se com a promoção de soluções alternativas de alojamento e o reforço da capacidade de alojamento existente, bem como a atenção específica à promoção do acesso à saúde, emprego e proteção social.

 

Finalmente, salientamos como muito positivo a co-responsabilização dos vários Ministérios na implementação e monitorização da Estratégia Nacional 2017-2023.

 

+ info:

Departamento de Comunicação, Informação e Documentação

Rua Costa Cabral, 2368

4200-218 Porto

e-mail: comunicacao@eapn.pt

Tel: 225420800/ 225420807

Facebook: https://www.facebook.com/EAPN-Portugal

Blog: http://flashrede.blogspot.pt/

Site: www.eapn.pt

Anexos