PT

home-logo

PT

eapn-informacao-documentacao-documentos-0

Documentos

Eleições Legislativas 2022: “Pela Defesa de Uma Sociedade Mais Igualitária”

As eleições legislativas de 30 de janeiro são marcadas por um panorama mundial muito desafiante despoletado em larga medida pela crise sanitária provocada pela Pandemia COVID 19, mas com contornos que são já muito antigos: as desigualdades gritantes entre os povos no acesso à saúde, à água potável e à alimentação, o acesso à educação e à habitação digna, os conflitos armados e políticos e a consequente problemática dos refugiados, as alterações climáticas, as mudanças no mundo do trabalho com a digitalização e a robótica, etc.

 Por tudo isto as próximas eleições legislativas são tão importantes. Sabemos que as decisões que forem tomadas nos próximos anos no que diz respeito à formulação de política pública vão influenciar as próximas décadas; devemos assistir a um compromisso político e social que favoreça a igualdade e a coesão social. A intervenção política pública deve estar revestida de uma ética específica.

 À semelhança de outros atos eleitorais, a EAPN Portugal elaborou um parecer (em anexo) apelando a que independentemente das orientações ideológico/partidárias, Portugal deve de uma forma partilhada definir uma política de erradicação da pobreza, defendendo e propondo uma ética humanista, uma ética que se fundamenta na dignidade da pessoa e que entende que as pessoas, mesmo quando vítimas de pobreza e de exclusão social, continuam a ser pessoas com direitos e deveres, com uma dignidade própria que deve ser respeitada e assegurada.

Leia o parecer na íntegra no ficheiro em anexo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp