Eventos  •  Setúbal

“Apoio Alimentar – Encontro de Experiências e Práticas de cartões/ vouchers enquanto instrumento de combate à Pobreza Alimentar”

Data: Mai, 18 2022 (14:00 - 17:00)Local: On-line
Partilhe:

A EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal vem convidá-lo/a a participar na iniciativa “Apoio Alimentar – Encontro de Experiências e Práticas de cartões/ vouchers enquanto instrumento de combate à Pobreza Alimentar”, que iremos promover no próximo dia 18 de maio, em formato online, entre as 14h00 e as 17h00.

 O apoio alimentar em Portugal tem-se consubstanciado, por um lado, na implementação de Programas Nacionais, como o recente PO APMC, e por outro lado, na implementação de programas e/ou iniciativas mais localizados promovidos por Autarquias, entidades da sociedade civil e mesmo movimentos informais da sociedade civil.

 Esta diversidade de respostas traduz-se em apoio alimentar diversificado, nomeadamente, apoio em géneros (ex.: cabazes), apoio financeiro para aquisição de alimentos (ex.: cartões/vouchers) e apoio à produção de frescos (ex.: hortas comunitárias). São iniciativas que refletem vários níveis de envolvimento e participação das pessoas e famílias.

 Recentemente o Governo nacional anunciou a introdução do sistema vouchers/cartões no PO APMC, uma nova ferramenta no âmbito deste programa, que prevê abranger inicialmente cerca de 30% das famílias mais carenciadas. Uma mudança que reflete também as orientações europeias do Fundo Europeu de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas e do próximo Programa Comunitário de Apoio FSE+ que prevê uma melhor convergência entre o apoio alimentar e as medidas de inclusão social. 

Como forma de reunir um conjunto de recomendações que possam contribuir para esta iniciativa nacional e outras que venham a ser pensadas e/ou realizadas, a EAPN Portugal reúne neste encontro um conjunto de experiências e práticas de cartões/vouchers, já existentes, ao nível transnacional, nacional e local.

Todas as Pessoas e Organizações com interesse e atuação na área do apoio alimentar a pessoas em situação de insegurança e pobreza alimentar, poderão inscrever-se através do seguinte formulário eletrónico:

 https://forms.gle/mV4qceAScninAcB99

 

Organizado pela Task force Pobreza Alimentar, constituída por:

Departamento de Investigação e Projetos – Paula Cruz

Núcleo Distrital de Aveiro: Cristina Mamede

Núcleo Distrital de Bragança: Ivone Florêncio

Núcleo Distrital do Funchal / Madeira: Sílvia Camacho e Licínia Freitas

Núcleo Distrital de Setúbal: Ana Vizinho

Projeto “Da Terra à Mesa – um salto que nos tempera” – Nélia Neves 

Em anexo poderá encontrar informação mais detalhada.


Para mais informações, por favor, contacte-nos. 

Anexos