PT

home-logo

PT

Evento - Bragança

CICLO DE OFICINAS “ CUIDADOS À PESSOA COM DEMÊNCIA”

Data: 12, 19, 26 de setembro e 3 de outubro 2022

Horário: 14:00 às 16:00

Local: Plataforma Zoom

Um estudo realizado em 2011, que envolveu cerca de 300 ERPI de Portugal Continental, cerca de 30% dos residentes tinha diagnóstico de demência. A prevalência de pessoas com demência a viver em ERPIs e/ ou beneficiárias de outras respostas sociais não para de aumentar.

Com diagnóstico formal ou sem, muitas das pessoas que estão em instituição apresentam declínio cognitivo.

Apesar de conhecido este fato e de toda a gente conhecer os sintomas de demência, há, uma sensação de impotência, como se não fosse possível fazer-se mais nada por estas pessoas. Fato que por vezes acarreta  para a instituição situações embaraçosas de conflito com os restantes idosos, dificuldade de prestação dos cuidados por parte dos cuidadores e encargos acrescidos com a perda de autonomia e independência dos mesmos.

Por isso muitas vezes a prestação de cuidados à pessoa com demência assenta num modelo de realização de tarefas. Tom Kitwood considerava que o trabalho de prestação de cuidados é essencialmente um trabalho relacional. É um fato que as pessoas com demência precisam de cuidados individualizados e a prestação de cuidados só funciona quando está baseada numa relação de confiança suportada com conhecimento específico.

Esta forma de prestar cuidados traz muitas vezes como consequência Mal-estar, dos residentes e de quem lhes presta cuidados (com a síndrome de burnout cada vez mais prevalente nas instituições).

A atual cultura de prestação de cuidados não é inclusiva, não aceita a pessoa com as suas diferenças e reduze-a a um conjunto de sintomas que têm que ser “lidados” e que têm que ser controlados, na maioria das vezes através de medicação ou de medidas invasivas e limitadoras da liberdade, do bem-estar e conforto da pessoa com demência.

Este ciclo de oficinas tem como objetivo ajudar os cuidadores formais a melhorarem a prestação dos cuidados às pessoas com demência, contribuindo para o maior bem-estar de ambas as partes.

Destinatários: Ajudantes de Ação Direta e outros cuidadores formais

Faça a sua inscrição (gratuita) aqui

Anexos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp