PT

home-logo

PT

Evento - Vila Real

Encontro “Democratizar a participação: (re)pensar a pobreza a partir dos territórios”

Data: 13 de dezembro 2022

Local: Museu da Vila Velha, Vila Real

O Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza promove o encontro “Democratizar a participação: (re)pensar a pobreza a partir dos territórios.” Esta iniciativa realiza-se no próximo dia 13 de dezembro de 2022, a partir das 14h30, no Museu da Vila Velha, em Vila Real. Para confirmar a sua inscrição basta preencher este formulário até 12 Dezembro.

Em 2021, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, a Associação Nacional de Assembleias Municipais – ANAM e o Município de Vila Real organizaram um encontro de Presidentes de Assembleias Municipais com o objetivo de valorizar a participação e exercício de cidadania no combate à pobreza a partir do papel essencial das Assembleias Municipais. Em outubro desse ano, foi lançada uma publicação, coordenada pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN e pela UTAD, que reúne um conjunto de artigos / reflexões sobre o compromisso democrático com a participação cívica. Clique aqui para aceder ao documento.

No ano de 2022, optámos por organizar um encontro reflexivo com o tema “Democratizar a participação: (re)pensar a pobreza a partir dos territórios”. O objetivo será reunir um conjunto de entidades do distrito, que darão os seus contributos, a partir das conclusões do Congresso Nacional intitulado “Diálogos sobre a pobreza”, organizado pela EAPN Portugal, que trabalhou vários temas, designadamente, os desafios da luta contra a pobreza, trabalho, pobreza e desigualdades, acesso à saúde no combate à pobreza e o papel da economia no combate à pobreza. Este congresso teve o patrocínio do Governo Português, representado pelo Sr. Primeiro-Ministro na abertura do congresso no Porto, e ainda pela Presidência da República, representada pelo Sr. Presidente da República no encerramento do mesmo em Lisboa. Assim sendo, queremos que o território do distrito Vila Real (re)pense a pobreza a partir da democratização da participação cívica.

Porque consideramos que a participação cívica é inerente à democracia e a visão da multidimensionalidade da pobreza pode ser mais refletida e intervencionada a partir dos territórios, do local, convidamos-vos, assim, a juntarem-se a nós nesta reflexão – ação. Cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem atualmente em situação de pobreza e exclusão social, sendo a pobreza uma violação dos direitos humanos. Não é, portanto, um problema do indivíduo, mas de todo um povo. Não é um problema de um único setor ou área, mas multissetorial e, por isso, convocamos todos os setores.  

Juntem-se a nós, inscrevam-se e marquem já nas vossas agendas!

Anexos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp