PT

home-logo

PT

PremioJornalismo_screen

Eventos Fixos

Prémio de Jornalismo: Analisar a Pobreza na Imprensa 2021

Entrega dos prémios: 17 de outubro 2022

Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)

Hora: 17:30

O jornalismo sempre desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da vida democrática, denunciando os abusos dos direitos humanos. Ao longo dos últimos anos, a informação jornalística começou a desempenhar um papel importante, influenciando a própria interpretação da realidade e promovendo uma nova responsabilidade em termos de impacto político, social e cultural que a notícia pode ter no mundo global. Desta forma, a responsabilidade dos meios de comunicação para não publicarem ou transmitirem mensagens discriminatórias corre sempre o risco de colocar em perigo a liberdade de informação.

Assim, é importante ter presente as consequências que informações incorretas ou estereotipadas podem ter. As notícias sobre pobreza e exclusão social podem, por vezes, ter por base simplificações excessivas e imagens estereotipadas de culpabilização. Uma imagem tendenciosa ou deturpada pode contribuir para a construção de uma atitude social negativa relativamente a determinados grupos, tendo um grande impacto negativo sobre a imagem dos mesmos.

É com enorme satisfação que a EAPN comunica os resultados do Prémio de Jornalismo 2021.
 

Categoria Imprensa Nacional

 

1º Prémio: Jornalista Natália Faria e Fotógrafo Paulo Pimenta pelo trabalho Os 25 anos do Rendimento Social de Inserção: “O RSI não é o sítio onde queira voltar” – Jornal Público de 16 de outubro de 2021.
 
2º Prémio: Jornalista Filipa Almeida. Mendes e Fotógrafo Nélson Garrido pelo trabalho “Ali há pessoas geniais”. Jovens com deficiência ou doença mental transformam roupas usadas e criam uma marca – Jornal Público de 2 de julho de 2021
 
3º Prémio: Jornalista Hugo Franco e Fotógrafo Tiago Miranda pelo trabalho “O lado oculto das estufas de Torres Vedras” – Expresso de 15 de maio de 2021.
 

Categoria Imprensa Regional

 

1º Prémio: Jornalista Bruno Filipe Pires pelo trabalho “Pauliana Valente Pimentel mostra comunidades ciganas em Faro-oeste”– Jornal O Barlavento de 4 de novembro de 2021.
 
2º Prémio: Jornalista Sandra Simões pelo trabalho “Vive há meses numa paragem de autocarro, quase invisível a quem passa“ – Diário de Aveiro de 17 de fevereiro de 2021.
 
3º Prémio: Jornalista Bruno Filipe Pires pelo trabalho “Fátima Messias: estamos a criar pobres tolerando a desigualdade”– Jornal O Barlavento de 11 de março de 2021.
 
A entrega dos prémios terá lugar no dia 17 de outubro, pelas 17:30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.
 
Parabéns a todos premiados!
 
 

Links

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp