O envelhecimento tem que ser cada vez mais encarado não como a última fase da vida, mas sim como uma fase que abre as potencialidades para novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e social. É imperioso manter uma grande qualidade de vida, bem como dar continuidade a todos os processos sociais, culturais e afetivos que a pessoa conseguiu desenvolver ao longo de décadas. Importa, ainda, adquirir novas oportunidades para fomentar o seu enriquecimento intelectual, social e afetivo.
Queremos que todos os atores com intervenção social direta direcionada para a população idosa consigam desenvolver estratégias de Envelhecimento Ativo eficazes e gratificantes para todos os stakeholders envolvidos.
Por isso, vamos promover o Encontro “Envelhecimento Ativo – Estratégias e Percursos”. Aqui vamos partilhar experiências entre vários atores com reconhecida experiência nesta área e refletir sobre as estratégias de Envelhecimento Ativo que temos e as que gostaríamos de ter, lançando a partir das experiências já vividas a construção de pontes para o futuro.
Objetivos:
- Refletir sobre o conceito e as práticas de Envelhecimento Ativo (o que é e o que não é a promoção do Envelhecimento Ativo);
- Fomentar o conhecimento de boas práticas de envelhecimento ativo a nível nacional e distrital;
- Distinguir e valorizar o trabalho social desenvolvido pelas entidades do distrito de Évora em prol do envelhecimento ativo.