Formação  •  Núcleo Distrital: Viseu

Visitas Domiciliárias: um desafio na intervenção com famílias

Local: Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Abraveses
Partilhe:

Carga Horária: 12 horas

O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal irá realizar a ação de formação Visitas Domiciliárias: um desafio na intervenção com famílias, que decorrerá nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2019, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00  (duração de 12 horas), nas instalações da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Abraveses (R. João de Deus LA2, 3515-173 Abraveses).

A ação é destinada técnicos e dirigentes de ONG’s e Organismos Públicos. A formação tem como objetivos: Promover a partilha de boas práticas em contexto de Visitas Domiciliárias; Refletir acerca dos perfis dos beneficiários/famílias e atitude a adotar pelas equipas de intervenção; Pensar o conceito de famílias e suas caraterísticas; Refletir acerca dos tipos de comunicação; Debater acerca da intervenção em crise; Analisar a importância da Assertividade e suas etapas; Testar instrumentos de planificação das Visitas Domiciliárias e instrumento de registo da visita; Pensar/reconhecer os procedimentos gerais a ser integrados pelas equipas na realização de Visitas Domiciliárias;

Será uma formação ministrada por Renato Melícias, que é licenciado e Pós-Graduado em Serviço Social. Tem desenvolvido o seu percurso profissional na área da intervenção com famílias multidesafiadas, concretamente, como técnico de equipas de Rendimento Social de Inserção e acolhimento de Crianças e Jovens em Risco. A sua área de investigação é centrada nos estilos comunicacionais no sistema de Proteção à Criança e Jovem em Portugal.

O prazo para receção de inscrições termina a 20 de fevereiro.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida preferencialmente a computador (e depois assinada) e enviada para viseu@eapn.pt.

Anexos