PT

home-logo

PT

Formações - Portalegre

Práticas colaborativas na intervenção social com famílias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Local

Sala de Formações Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Av. Dos Combatentes 1, Santarém

CARGA HORÁRIA

12 horas

DATAS

3 e 8 de outubro de 2024

HORÁRIO

10h00 – 13h00

14h00 – 17h00

Valor

Associados: 30€

Não-associados: 50

informação e inscrições

As famílias que vivem em contextos de pobreza/exclusão social, encontram-se entre os grupos populacionais que enfrentam mais dificuldades, sendo ao mesmo tempo os mais difíceis de ajudar.

Não raras vezes, estas famílias são sinónimo de “fracasso” na intervenção, pois o envolvimento com os sistemas sociais prolonga-se no tempo sem que ocorra melhoria na sua qualidade de vida. Profissionais e famílias entram num “ciclo de desespero”, gerador de sentimentos de ineficácia e impotência em todos os envolvidos (famílias, profissionais, instituições) que tornam as expectativas de sucesso diminutas ou inexistentes.

 
Aplicadas ao contexto da intervenção social, as práticas colaborativas têm vindo a oferecer um amplo conjunto de princípios filosóficos e práticas que ajudam os profissionais na ativação e captação das forças dos indivíduos e/ou famílias em situação de pobreza. Partindo de e para o conhecimento dos profissionais que trabalham diretamente com esta população, esta formação pretende abordar formas de intervir com as famílias em situação de elevada vulnerabilidade.

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao dia 30 de setembro.

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém

Telemóvel: 967 084 621| santarem@eapn.pt