PT

home-logo

PT

thumbnail_17out_bannersite1250x650px

Pobreza: EAPN Portugal promove mais de 130 iniciativas para combater a pobreza e a exclusão social

12 de outubro de 2023

ONG Rede Europeia Anti-Pobreza alerta que o aumento do custo de vida reflete-se, cada vez mais, no dia a dia dos portugueses. Destaca ainda que são precisas medidas estruturais para erradicar a pobreza em Portugal e que as pessoas precisam de estar envolvidas no processo.

Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social com 130 atividades por todo o país

De 16 a 24 de outubro, a EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza vai assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com mais de 130 iniciativas. Esta é uma data em que organização aproveita para reforçar a urgência, no combate à pobreza, de se passar da legislação à ação. Destaca, ainda, a necessidade de existirem medidas estruturais para erradicar a pobreza em Portugal assente numa ética humanista.

A Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social tem como objetivo “sensibilizar a população para a pobreza e a exclusão social”, através “do trabalho em rede e em parceria, mobilizando todos para aquilo que o combate à pobreza deve ser: um desígnio nacional”, refere a Coordenadora Nacional da organização, Maria José Vicente.

Deste conjunto de eventos, arrancam, já nos dias 17 e 18 de outubro, o XV Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social e a entrega do Prémio de Jornalismo “Analisar a Pobreza na Imprensa”.

Destacam-se ainda eventos como a Mesa Redonda “Casas para todos: dos problemas às respostas” (Porto), Bibliotecas Vivas (Guarda), uma sessão de informação sobre o Acesso aos Cuidados de Saúde para os Imigrantes (Lisboa) e um workshop “Diversidade, Inclusão e Liderança Inclusiva” (Região Autónoma da Madeira).

As restantes atividades da Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social podem ser consultadas em www.17out2023.eapn.pt 

XV Fórum Nacional de Combate à Pobreza promove a voz das pessoas em situação de pobreza

O Fórum Nacional da EAPN Portugal é um momento de diálogo e de reflexão com as pessoas em situação de pobreza e com as entidades responsáveis pelas políticas sociais. Os temas variam de ano para ano, conforme o contexto atual da pobreza e da exclusão social em Portugal, em harmonia com as necessidades identificadas pelas pessoas em situação de pobreza.

A 15ª edição desta iniciativa tem como mote “O Combate à Pobreza: um Desígnio Nacional”, no qual os cidadãos pretendem promover a reflexão com os partidos políticos sobre a implementação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. Dá, também, ênfase não só aos problemas estruturais do país que todos já conhecemos, mas aos outros que se somam e que decorrem da conjuntura internacional. Problemas que já estão a ter, e vão ter no futuro, um impacto muito significativo no bem-estar e nas condições de vida dos portugueses. A subida dos preços da energia, dos bens alimentares, dos combustíveis são evidentes e geram impactos diretos e imediatos nas famílias. Impactos que vão estar refletidos numa publicação a ser lançada no dia 18 com o título “Que Vida É Esta?” da autoria do Conselho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal.

“Agora, mais do que nunca, é tempo de implementar mudanças estruturais a longo prazo e de colocar as pessoas no centro das políticas”, refere a Coordenadora Nacional. “As pessoas são agentes indispensáveis no combate à pobreza. Devem ser os verdadeiros protagonistas quer na definição, implementação e avaliação da Estratégia”, acrescenta.

O Fórum decorre entre 17 e 18 de outubro, em Coimbra. No dia 17 tem início às 14h30 na Sala Almedina do Convento São Francisco. Já o dia 18 começa às 9h30, no Hotel Dom Luís.

Prémio de Jornalismo assinala boas práticas do jornalismo nacional e regional

O Prémio de Jornalismo “Analisar a Pobreza na Imprensa” da EAPN Portugal visa distinguir trabalhos jornalísticos que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna, livre de preconceito e de outras representações negativas sobre estas matérias

Este ano houve um total de 39 trabalhos jornalísticos (20 nacionais e 19 regionais) propostos a concurso. Foram selecionados e analisados pelas pessoas que constituem os 19 Conselhos

Locais de Cidadãos – um por distrito assim como a Região Autónoma da Madeira – e, finalmente, selecionados e avaliados por 4 elementos desse mesmo conselho que os representam.

A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 17 de outubro em Coimbra, no âmbito do Fórum Nacional.

Anexos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp