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Projeto sobre Aprendizagens de Vida – CLC de Braga

Data: 2018

Objetivo Geral

Promover um melhor conhecimento sobre os percursos de vida e as competências de pessoas que enfrentam ou enfrentaram múltiplos desafios ao nível pessoal, profissional, familiar e social[1], fomentando a partilha de aprendizagens, nomeadamente junto das gerações mais novas, contribuindo, deste modo, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Objetivos Específicos
a) Conhecer e divulgar experiências de vida centradas na resolução de (múltiplos) obstáculos e problemas, evidenciando as capacidades de resiliência destas pessoas, num quadro de valorização pessoal;
b) Partilhar aprendizagens resultantes destas experiências de vida, nomeadamente junto das gerações mais novas, de modo a contribuir para uma sociedade mais solidária entre gerações;
c) Promover o conhecimento e a consciencialização na sociedade sobre as dificuldades e competências destas pessoas e famílias, desconstruindo eventuais estereótipos e representações sociais negativas;
d) Percecionar mudanças ocorridas nas últimas décadas em diversas áreas, nomeadamente em termos de estilos de vida, saúde, educação, família, proteção social e políticas públicas[2].

Metodologias: Ativas/ participativas.

Destinatários:
– Elementos do CLC de Braga e outras pessoas que enfrentam ou enfrentaram múltiplos desafios (pessoas que vivem ou já viveram situação de pobreza e/ou de exclusão)
– Jovens
– Profissionais de várias áreas de intervenção
– Sociedade em geral

Produto
Publicação, disponibilizada em Pdf., com registo de entrevistas sobre experiência de vida e aprendizagens centradas na resolução de (múltipos) obstáculos e problemas, por parte de elementos do CLC e de outras pessoas que enfrentaram desafios multiplos (ao nível da saúde, educação dos filhos, emprego, viuvez, emigração, entre outros).

Entidade promotora: EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga e CLC de Braga.  

Entidades parceiras:
Associados e outras entidades privadas e públicas (ex. Associações juvenis, escolas, etc.).

Avaliação: de processo. 

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