Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal Página inicial Adicionar aos favoritos Fórum de discussão Contactos
Qualis - Qualificar a intervenção social

Apresentação

O projecto QUAL-IS – Qualificar a Intervenção Social enquadra-se no âmbito do programa operacional do potencial humano, tipologia 3.1.2 – Programa de Formação-Acção para entidades da Economia Social, e tem como principal objectivo capacitar e apoiar um conjunto de instituições sociais, ao nível do desenvolvimento de processos de qualificação organizacional que visem melhorar a eficácia da intervenção e a promoção de respostas sociais mais adequadas para o combate à pobreza e à exclusão social.

A Economia Social integra actualmente um conjunto de actores fundamentais nos processos de desenvolvimento, inclusão e protecção social. Na realidade, aproximadamente 70% das respostas sociais resultam de acordos entre o Estado e as diferentes Instituições deste Sector. O desafio imposto pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social – através do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e da Segurança das Respostas Sociais – no sentido de as organizações com respostas sociais protocoladas com o Estado adoptarem os Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais e alcançarem um nível mínimo de qualidade (Nível C), veio despertar, junto destas organizações, a necessidade para o desenvolvimento de processos de qualificação. A inevitabilidade da qualificação destas organizações levou a que se passasse de um quase desconhecimento sobre a qualidade, os modelos e instrumentos existentes, para o actual sentido de urgência na obtenção de conhecimentos a este nível.

No entanto, se este programa permitiu a expansão do tema da qualidade junto deste sector, a importância desta temática ultrapassa essa obrigatoriedade. A médio prazo, a sustentação do sistema de protecção social em Portugal necessitará de um Sector mais forte.

É neste contexto que nos propomos, com este projecto, motivar e apoias as organizações ao nível do seu próprio desenvolvimento, através de formação e de acompanhamento, preparando-as para um presente e um futuro com mais qualidade, de forma a que continuem a desempenhar a importante missão que as une – Lutar contra a pobreza e a exclusão social.

Como objectivos específicos identificamos:

  • Promover a qualificação e formação dos Dirigentes e Técnicos das organizações do Terceiro Sector;
  • Apoiar as organizações na construção de um percurso de qualificação organizacional;
  • Sensibilizar as organizações participantes para a importância do empowerment dos stakeholders;
  • Promover a realização de um Auto-diagnóstico em cada uma das organizações no sentido de averiguar as suas necessidades e respectivas áreas de intervenção de forma a desenvolver processos de inovação e de melhoria contínua;
  • Promover a elaboração de Planos de Melhoria organizacional com base no auto-diagnóstico realizado;
  • Desenvolver mecanismos de articulação e encaminhamento dos colaboradores das entidades com mais baixas qualificações;
  • Promover o trabalho em rede, o intercâmbio e a aprendizagem inter-organizacional;
  • Criar uma Plataforma Informática enquanto instrumento potenciador do intercâmbio de experiências.

Para a prossecução destes objectivo o projecto promove formação técnica e específica nas áreas da Qualidade, da Gestão e da própria Intervenção Social–Formação Acção Padronizada e Formação individualizada, assim como acções de consultoria e de acompanhamento na implementação de sistemas de gestão da qualidade e no desenvolvimento de planos de melhoria organizacional.