PT

PT

Quem Somos

HISTÓRIA

1991

A criação de uma Rede Europeia Anti-Pobreza (European Anti Poverty Network) surge com a preocupação da Comissão Europeia (Direção Geral dos Assuntos Sociais) perante o aumento dos fenómenos da pobreza e da exclusão social na Europa. “Em 1985 viviam nos doze países da Comunidade cerca de 44 milhões de pessoas abaixo do nível considerado como limiar da pobreza, número que em 1990 passou para 53 milhões” (Relatório da Comissão).

Neste contexto, esta Instituição solicitou às Organizações Não Governamentais de Solidariedade Social, que se organizassem e constituíssem um grupo de pressão, de modo a imprimirem uma maior eficácia nas ações destinadas ao combate à pobreza e à exclusão social. Este apelo, concretiza-se com a organização de um Colóquio, por parte da Comissão Europeia e da Economic and Social Community Action Programme (ESCAP), em junho de 1989, do qual resulta um grupo de “pilotage” designado de “Grupo de Trabalho Provisório”, encarregue de lançar o projeto de rede. A Assembleia Constituinte da Rede Europeia Anti- Pobreza veio a ter lugar no ano seguinte, em Bruxelas, tendo estado representados os doze países da União, bem como algumas Organizações Europeias (como a FEANTSA, EMMAUS, a CARITAS, a ATD QUART MONDE, entre outras).

1990

Constituída ao abrigo da legislação belga, em 1990, a European Anti Poverty Network- EAPN, ou na designação francesa, Réseau des Associations de Lutte Contre La Pauvreté et L’Exclusion Sociale- REALPES, define-se como uma coligação independente de organizações não governamentais e de grupos empenhados na luta contra a pobreza e a exclusão social. Assim sendo, a Rede Europeia Anti Pobreza é constituída através de Redes Nacionais, que atuam aos niveis local, regional e nacional, e por Organizações Europeias, que se baseiam em valências diversas e modelos específicos. 

Atualmente (2022) a Rede Europeia Anti-Pobreza é constituida por 31 Redes Nacionais e pelas seguintes Organizações Europeias: AGE Platform Europe (AGE), ATD Fourth World, EMMAUS Europe, International, Eurochild, EURODIACONIA, European Consumer Debt Network (ECDN), European Federation of National Organisations Working with the Homeless (FEANTSA), European Federation of Food Banks (FEBA), European Network against Racism (ENAR), International Federation of Social Workers (IFSW), Mental Health Social Exclusion Europa (SMES Europa), Platform for International Cooperation on Undocumented Migrants (PICUM), Salvation Army.

1991

Em Portugal, por decisão dos doze membros que representaram Portugal na Assembleia Constituinte da EAPN e pela necessidade de dotar a rede nacional de estabilidade jurídica para poder intervir, foi criada em 1991 uma Associação de Solidariedade Social que passou a ser designada de Associação REAPN- Rede Europeia Anti- Pobreza/Portugal. A partir de 2011, esta Organização passou a designar-se por EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação.