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#pobrepovo 2023

Em 2023, a EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza dá continuidade à sua campanha #pobrepovo. Se no ano passado a campanha/movimento visou testemunhar e denunciar a crescente pobreza no nosso país, através de testemunhos aleatoriamente identificados, transversais a qualquer um de nós, nesta segunda fase da campanha apresentam-se dados reais da realidade portuguesa.

“Estes dados serão apresentados em cartazes que seguem a lógica da primeira campanha, sendo que agora as frases são assinadas e identificadas com o nome Portugal e o ano presente.
Reforça-se, assim, a transversalidade da ideia de povo, através da nossa identidade comum”, refere o criativo da campanha, Miguel Januário.

Em 2022, destacaram-se “histórias, mais ou menos próximas, mais ou menos ocultas, mas que existem e dizem respeito a todas e a todos nós”. Já este ano a campanha dá relevo aos dados sobre pobreza e exclusão social em Portugal através de testemunhos reais.

“Paralelamente, a partir de pequenos vídeos que serão publicados nas redes sociais, estes dados serão reforçados com testemunhos reais, gravados em áudios, de situações que remetem para os dados apresentados nos cartazes”, refere Miguel Januário.

Áudios esses que apresentam retratos dramáticos, mas verídicos, da realidade da pobreza em Portugal. Semelhante ao ano anterior, os cartazes apresentam-se com “uma imagem direta e
crua, monocromática e escura, remetendo para o luto”.

A EAPN Portugal apresentou oficialmente a campanha no dia 17 de outubro. 

Para além dos cartazes, criou-se uma conta de Instagram própria (@pobrepovo), onde são partilhados os testemunhos e conteúdos relacionados com a iniciativa.

A campanha e o evento fazem parte da Semana das Comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que a EAPN Portugal realiza todos os anos.

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