PT

home-logo

PT

Publicações

E-BOOK urbanismo e mobilidade - volume 1

Autora: Joana Carvalho

Ed. EAPN Portugal, 2023

A EAPN Portugal apresenta o primeiro volume de um conjunto de e-books com o objetivo de analisar as formas como as áreas do urbanismo e mobilidade se relacionam com situações de pobreza e exclusão social.

Ao longo de 2023, foram realizadas entrevistas com especialistas nestas áreas, sendo os mesmos investigadores com diferentes formações de base e ligados a diversas entidades de investigação e de ensino superior. O principal objetivo deste livro é a identificação e divulgação de exemplos de práticas consideradas positivas e inclusivas, e que visam combater as situações de exclusão e pobreza, considerados como casos inspiradores, que possam servir de modelos a ser replicados, com as devidas adaptações, em outros territórios. Pretendemos demonstrar que investir em boas práticas de urbanismo e de mobilidade é um meio de combate à pobreza e à exclusão social. O planeamento urbano, mais especificamente, o planeamento do uso do solo, dos meios de mobilidade e das acessibilidades têm efeitos muito relevantes na qualidade de vida de todos os seus residentes. E este planeamento pode constituir um meio promotor de maior justiça social.

Na sequência deste primeiro volume, e partindo destas experiências e conhecimentos partilhados, pretende-se, num segundo volume, em 2024, dar voz aos cidadãos – às pessoas idosas, às crianças, aos jovens, às pessoas com mobilidade condicionada, às pessoas que se encontram em situação de pobreza ou exclusão social, aos cidadãos em geral que são utilizadores dos espaços, dos meios de mobilidade, dos serviços…

Num terceiro volume, que se prevê que seja desenvolvido ao longo do ano 2025, procuraremos que esta reflexão seja empreendida junto dos atores institucionais, seja ao nível do poder local, regional ou nacional, reportando o que foi recolhido nos dois volumes anteriores e recolhendo também os seus contributos, as potencialidades e os desafios com que se deparam neste caminho em direção a práticas de urbanismo e mobilidade mais inclusivas para todos.