PT

home-logo

PT

Publicações

Redação 12

DESINVESTIMENTO SOCIAL E GRUPOS VULNERÁVEIS EM PORTUGAL E NA EUROPA

eapn-informacao-documentacao-4

Graça Costa, Sandra Araújo, Ides Nicase

EAPN Portugal, 2016

Nesta publicação apresentamos dois relatórios desenvolvidos no âmbito do Projeto RE-INvest – “Reconstruir uma Europa inclusiva baseada na solidariedade e na confiança, através de investimento social”. O primeiro resulta do trabalho realizado a nível nacional, com jovens desempregados em situação de vulnerabilidade social do concelho de S. João da Madeira. O estudo analisa a forma como o bem-estar dos jovens desempregados (dos 18 aos 30 anos) foi afetado pela crise económica em Portugal. A dificuldade em encontrar um trabalho digno diminui a confiança em planear o futuro e fazer uma transição para a idade adulta sem problemas. Os jovens em situação de emprego precário sofrem uma maior insegurança e incerteza face ao futuro. Este é um fator negativo que determina a falta de objetivos face às suas expectativas razoáveis e oportunidades futuras.

O segundo relatório, de nível europeu, apresenta a perspetiva do desinvestimento social com base na análise de 13 estudos de caso realizados nos países parceiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Roménia e Suíça. Cada país parceiro identificou uma problemática social – jovens que abandonaram a escola, utentes de cuidados de saúde mental, migrantes, pessoas com deficiência, sem-abrigo, famílias em risco de despejo, famílias monoparentais, desempregados mais velhos e de longa duração – e analisou como “a crise “afetou as suas capacidades e direitos humanos, bem como suas relações com a sociedade em geral. Este relatório evidencia que não é possível reconstruir uma Europa inclusiva sem os pilares da solidariedade e da confiança, e do investimento social e que as medidas de austeridade tiveram um impacto significativo nos direitos fundamentais das pessoas mais vulneráveis em toda a Europa, com particular incidência nos países com programas de assistência financeira, como Portugal.

A investigação realizada não tem como objetivo produzir resultados representativos, mas antes expor uma compreensão mais profunda dos impactos económicos, sociais, culturais e políticos da crise, na vida das pessoas vulneráveis, através dos seus testemunhos diretos a nível nacional e europeu.

Preço
10€

Envio à cobrança:
Ao preço indicado acresce os portes de envio

Para mais informações contactar
Tel: 225 420 800