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Data: 2019 – 2022

O
QUÊ | ENQUADRAMENTO DO PROJETO:

Em
julho de 2019, o Conselho Pedagógico da Escola Superior Agrária (ESA) do
Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) manifestou junto do Gabinete de
Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico (GSAPP) a sua preocupação relativamente
ao insucesso académico e à taxa de abandono escolar verificada dos alunos dos
Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). Juntamente com esta
preocupação, foi sugerido como possível recurso para endereçar o problema, o
desenvolvimento de um projeto de mentoria, direcionado a estes estudantes,
tendo em conta os resultados que a literatura apresenta relativamente a outras
experiências de sucesso no ensino superior.

O
presente documento pretende partilhar e dar a conhecer o projeto 2BinIPS, encontrando-se
divido em três partes.

Na
primeira parte está descrito o projeto 2BinIPS, especificando a
Investigação-Ação levada a cabo de forma específica pela equipa do Núcleo
Distrital de Santarém da EAPN. Como será apresentado, o

resultou
da atuação conjunta e articulada de uma rede colaborativa, tendo a EAPN
assumido a vertente de Investigação-Ação, motivo pelo qual é detalhada neste
documento.

Seguidamente,
são apresentados os resultados da pesquisa de Investigação-Ação.

Por
último, é feita uma análise e reflexão crítica que inclui não só os resultados
da pesquisa quantitativa mas todos os dados, informações e resultados que foram
obtidos ao longo do projeto: qualitativos, quantitativos, formais e informais,
e que no seu todo conduziram a um conjunto de aprendizagens que pretendemos
partilhar e dar a conhecer.

 

De
 referir que este  projeto teve
continuidade nos anos lectivos seguintes  através das seguintes
atividades:

a)
De  referir que o projeto teve continuidade nos anos lectivos
seguintes  através das seguintes atividades:

a)
Formação dos/as Mentores/as do projeto;

b)
Formação dos/as Tutores/as do projeto;

c)
Sessões de Tutorias;

d)
Sessões de Mentorias;

e)
Acompanhamento dos/as tutores/as e tutorados/as por uma estudante facilitadora;

f)
Avaliação do projeto, através de inquéritos por questionários e através do
acompanhamento.

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