PT

home-logo

PT

SI2023

EAPN Portugal promove Semana da Interculturalidade

Interculturalidade vai ser celebrada em abril com mais de 150 atividades por todo o país

 A Semana da Interculturalidade é uma iniciativa EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza desde 2014. O objetivo? Apostar na interculturalidade, pois fazê-lo “é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com o outro”. A Semana da Interculturalidade decorre de 3 a 16 de abril, por todo o país, com atividades diversas. Em 2023, conta com a parceria e apoio do Alto Comissariado para as Migrações e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal.

Com a Semana da Interculturalidade, a Rede Europeia Anti-Pobreza quer “estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural”.

Segundo a Coordenadora Nacional da EAPN Portugal, Maria José Vicente, pretende-se ainda “mostrar que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social, prezando valores como respeito; solidariedade; igualdade; cidadania; não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; democracia na educação e direitos humanos”.

Também o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) acredita que esta é uma iniciativa que valoriza a diversidade. “A colaboração com a EAPN Portugal e a Semana da Interculturalidade são contributos essenciais para o sucesso das nossas atribuições, em particular, de valorização da diversidade entre culturas, de promoção da igualdade e de combate à discriminação sob todas as formas. Cumpre-nos abraçar e celebrar a Interculturalidade, todos os dias, contribuindo ativamente para a criação de sociedades mais coesas, justas e inclusivas”, afirma o Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis.

“Num mundo globalizado como o nosso e onde só no ano passado a Organização Internacional para as Migrações – Agência das Nações Unidas estima a existência de cerca de 281 milhões de migrantes internacionais, é muito importante sublinhar a importância da interculturalidade, isto é, um espaço onde todas as culturas têm o seu espaço e se promovem políticas e práticas que estimulam a interação, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos”, sublinha o Chefe de Missão da OIM Portugal, Vasco Malta.

“A interculturalidade pressupõe uma visão holística do ser humano, garantindo o bem-estar e proximidade entre as pessoas”, recorda a Coordenadora Nacional da EAPN Portugal.

Atividades diversas para comemorar a interculturalidade

São várias as iniciativas promovidas de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma da Madeira, com múltiplos parceiros – desde entidades do setor social, municípios e instituições de ensino. De um modo transversal, existem duas atividades alargadas a todo o país. A primeira diz respeito à continuação da Campanha “O Discurso de Ódio Não É Argumento #daravoltaaotexto”, que em 2021 vestiu o país com mensagens que apelam à erradicação do discurso de ódio. Desta vez, serão vendidos sacos com as mensagens da campanha, para alcançar ainda mais pessoas. A segunda iniciativa, promovida pelo Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza, refere-se a uma infografia sobre Migrações: Factos & Números.

De 3 a 16 de abril, vão realizar-se diversas atividades nos vários distritos do país, desde uma exposição itinerante sobre campos de refugiados, atividades e jogos com as crianças sobre a interculturalidade ou Conversas Interculturais sobre a parentalidade nas diversas culturas.

Vai ainda realizar-se um Pitch Intercultural “Como é que eu vivo a interculturalidade?” e um Sarau Intercultural.

Promove-se, também, uma exposição sobre a interculturalidade pelas mãos das crianças e a divulgação pública do Manual de Acolhimento para alunos imigrantes.

Programa nacional e mais informações disponíveis em www.si2023.eapn.pt

Conheça aqui a campanha O Discurso de Ódio Não É Argumento

Anexos

Galeria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp