Publicações  •  Outras Publicações

RE-FLECTERE, um olhar sobre a pobreza em Lisboa

(coord.) Sérgio Aires

Observatório de luta contra a Pobreza na Cidade de Lisboa. EAPN Portugal, 2017

Este livro, coordenado por Sérgio Aires, com fotografias de Marcelo Londoño e textos de Catarina Cruz, é resultado do projeto fotográfico “RE-FLECTERE, um olhar sobre a pobreza em Lisboa”, promovido pelo Observatório de luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito das celebrações do seu 10º aniversário.
A ideia da produção de um livro associado a este projeto vai para além da finalidade de ser mais um livro de fotografia sobre a pobreza querendo, sobretudo, utilizar a linguagem fotográfica como ferramenta de desenvolvimento de espírito crítico e consciência social e cívica junto da sociedade em geral com vista à quebra de preconceitos, tornando mais visíveis e concretas as situações de maior fragilidade social existentes na sociedade em geral e na cidade de Lisboa em particular.

Pegando nas palavras do fotógrafo, trata-se de uma representação subjetiva e também pessoal, um discurso que se centra na ideia de que o outro faz parte de mim e que a sociedade é um conjunto de indivíduos todos ligados de alguma forma, devendo as dificuldades desse outro ser o meu reflexo. Por isso, contamos com todos para co responsavelmente encontrarmos as melhores soluções para um problema que é coletivo e que só coletivamente pode ser resolvido com vista à procura de uma sociedade mais igualitária e justa. Esta é a mensagem principal desta publicação.

Mais informações contactar:

Tel: 225 420 800