PT

home-logo

PT

Publicações

Fotografia Participativa: Família e os seus desafios pelo olhar das pessoas jovens

AutorA: INÊS PEREIRA

Fotografia Participativa - Família e os seus desafios pelo olhar das pessoas jovens

Autora: Inês Pereira

Ed. EAPN Portugal, Viseu 2022

O ebook “Fotografia Participativa: Família e os seus desafios pelo olhar das pessoas jovens” resulta de um projeto photovoice implementado pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Escola Profissional Projeto Plural, no âmbito de um estágio curricular do Mestrado de Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação de Viseu.

Trata-se de um projeto da autoria de Inês Pereira, que utilizou uma metodologia de investigação-ação com o intuito de promover o debate reflexivo sobre o papel e a importância da família a partir do olhar dos/as jovens participantes, simultaneamente, alunos/as da Escola Profissional Projeto Plural, em Viseu.

O ebook dedica a parte inicial à contextualização teórica do projeto e uma segunda parte à exposição da implementação e análise do photovoice “Família e os Seus Desafios”. No final do documento reserva-se um espaço para dicas e recomendações para a implementação de um projeto photovoice, no sentido do documento poder cumprir a função de referencial técnico, para se promover a concretização de projetos futuros, em diferentes contextos, que utilizem a mesma metodologia.