Para a EAPN Portugal, a erradicação da pobreza e da exclusão social das sociedades contemporâneas exige um combate persistente que se conjuga com a defesa dos direitos humanos e com a criação de condições para a inclusão social de todos os cidadãos. Nesta perspetiva, o combate à pobreza e à exclusão social deve ser entendido como um combate coletivo, um desafio de cidadania e que exige intervenções territorializadas que promovam a coesão social e territorial. É no domínio social e territorial que se encontram os maiores desafios onde se podem criar alternativas que garantam a equidade, a justiça e as relações entre o local e o global. O território assume-se, efetivamente, como variável de desenvolvimento económico e social, e tal facto surge refletido nas políticas europeias de coesão, assim como na aposta explícita das entidades governamentais portuguesas e europeias em valorizar o território e o desenvolvimento sustentável. Atualmente, temos ao nosso dispor instrumentos nacionais e europeus importantes que vão do Pilar Europeu dos Direitos Sociais à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e que passam também pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Apostar numa distribuição geográfica mais racional das ações de intervenção financiadas por fundos comunitários, atendendo às características e necessidades dos territórios, e envolvendo as comunidades locais, pode conduzir a ganhos sociais consideráveis. Existem programas que estão a ser implementados nos territórios, com sucessos demonstrados, que precisam de ser conhecidos e influenciar a política pública.
Assim, o nosso Núcleo Distrital de Beja vai promover este Seminário Internacional com o objetivo de promover uma reflexão multidimensional e interdisciplinar sobre os desafios atuais da intervenção social.
A iniciativa pretende, igualmente, a partilha de conhecimentos entre os diferentes contextos de intervenção e aprofundar novas necessidades de intervenção emergente, definir pistas para intervenções mais eficazes e inovadoras e divulgar estratégias territoriais de combate à pobreza e à exclusão social.
Inscreva-se até 30 de maio aqui.